Pesquisa

Cannabis/Erva/Chá/Maconha!

Um assunto que gera muita discussões, preconceito, descriminação.

Vamos lá:
As vezes me pego pensando nesse assunto, tipo, quantas pessoas já morreram por efeito do álcool ? - Tantos por doenças, muitos por Acidentes!
E por efeitos da maconha ? -Nunca foi publicado se quer uma morte por estar por efeitos da Cannabis.
E porque não legalizar ? - Por preconceito, descriminação. Para muitos, fumar um cigarrinho de maconha é ser sinônimo de LADRÃO, MALOQUEIRO, DROGADO, né ?!
Não, muitos artistas, músicos, poetas, médicos fumam tal erva, muitos preferem a Cannabis, ao invés de tomar um gole de bebida alcoólica.

Tal erva é descriminada por 'fazer mal a saúde', será mesmo que faz ? Enfim. Se fosse proibir tudo que faz mal a saúde, iriam ter que tirar o Bacon dos açougues, os refrigerantes dos supermercados, o SAL das comidas, o AÇÚCAR do DOCE, e muitos outros itens que eu poderia citar aqui, mas ficaria cansativo de ler, bom, enfim, diga-se de passagem, nenhum mal sério à saúde foi comprovado para o uso esporádico de maconha. A guerra contra essa planta foi motivada muito mais por fatores raciais, econômicos, políticos e morais do que por argumentos científicos. E algumas dessas razões são inconfessáveis. Tem a ver com o preconceito contra árabes, chineses, mexicanos e negros, usuários freqüentes de maconha no começo do século XX, teve muito aos interesses de indústrias poderosas dos anos 20, que vendiam tecidos sintéticos e papel e queriam se livrar de um concorrente, o cânhamo. Tem raízes também na bem-sucedida estratégia de dominação dos Estados Unidos sobre o planeta. E, é claro, guarda relação com o moralismo judaico-cristão (e principalmente protestante-puritano), que não aceita a idéia do prazer sem merecimento - pelo mesmo motivo, no passado, condenou-se a masturbação. Não estou fazendo apologia as drogas, tenho certeza que alguem vai acabar citando isso, só acho que as pessoas deveriam pesquisar, rever seus conceitos, antes de descriminar usuários da Cannabis. Mas muitos são mentes fechadas, e não procuram saber sobre tal, e mesmo assim tentam expressar suas MERDAS de opiniões, sem um próprio conceito. Para esses, vou tentar passar um pouco de cultura: ↓

"Tabaco ou maconha, o que te envergonha? Eu não sou menos digno porque fumo maconha!" (Planet Hemp)

Dependência?!
"Algo entre 6% e 12% dos usuários, dependendo da pesquisa, desenvolve um uso compulsivo da maconha (menos que a metade das taxas para álcool e tabaco). A questão é: será que a maconha é a causa da dependência ou apenas uma válvula de escape. "Dependência de maconha não é problema da substância, mas da pessoa", afirma o psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Escola Paulista de Medicina. Segundo Dartiu, há um perfil claro do dependente de maconha: em geral, ele é jovem, quase sempre ansioso e eventualmente depressivo. Pessoas que não se encaixam nisso não desenvolvem o vício. "E as que se encaixam podem tanto ficar dependentes de maconha quanto de sexo, de jogo, de internet", diz.

Muitos especialistas apontam para o fato de que a maconha está ficando mais perigosa - na medida em que fica mais potente. Ao longo dos últimos 40 anos, foi feito um melhoramento genético, cruzando plantas com alto teor de THC. Surgiram variedades como o skunk. No último ano, foram apreendidos carregamentos de maconha alterada geneticamente no Leste europeu - a engenharia genética é usada para aumentar a potência, o que poderia aumentar o potencial de dependência. Segundo o farmacólogo Leslie Iversen, autor do ótimo The Science of Marijuana (A ciência da maconha, sem tradução para o português) e consultor para esse tema da Câmara dos Lordes (o Senado inglês), esses temores são exagerados e o aumento da concentração de THC não foi tão grande assim.

Para além dessa discussão, o fato é que, para quem é dependente, maconha faz muito mal. Isso é especialmente verdade para crianças e adolescentes. "O sujeito com 15 anos não está com a personalidade formada. O uso exagerado de maconha pode ser muito danoso a ele", diz Dartiu. O maior risco para adolescentes que fumam maconha é a síndrome amotivacional, nome que se dá à completa perda de interesse que a droga causa em algumas pessoas. A síndrome amotivacional é muito mais freqüente em jovens e realmente atrapalha a vida - é quase certeza de bomba na escola e de crise na família. "

Danos cerebrais
" "Maconha mata neurônios." Essa frase, repetida há décadas, não passa de mito. Bilhões de dólares foram investidos para comprovar que o THC destrói tecido cerebral - às vezes com pesquisas que ministravam doses de elefante em ratinhos -, mas nada foi encontrado.

Muitas experiências foram feitas em busca de danos nas capacidades cognitivas do usuário de maconha. A maior preocupação é com a memória. Sabe-se que o usuário de maconha, quando fuma, fica com a memória de curto prazo prejudicada. São bem comuns os relatos de pessoas que têm idéias que parecem geniais durante o "barato", mas não conseguem lembrar-se de nada no momento seguinte. Isso acontece porque a

memória de curto prazo funciona mal sob o efeito de maconha e, sem ela, as memórias de longo prazo não são fixadas (é por causa desse "desligamento" da memória que o usuário perde a noção do tempo). Mas esse dano não é permanente. Basta ficar sem fumar que tudo volta a funcionar normalmente. O mesmo vale para o raciocínio, que fica mais lento quando o usuário fuma muito freqüentemente.

Há pesquisas com usuários "pesados" e antigos, aqueles que fumam vários baseados por dia há mais de 15 anos, que mostraram que eles se saem um pouco pior em alguns testes, principalmente nos de memória e de atenção. As diferenças, no entanto, são sutis. Na comparação com o álcool, a maconha leva grande vantagem: beber muito provoca danos cerebrais irreparáveis e destrói a memória. "

Bom, espero que meu post de hoje seja bem útil, para abrir a cabeça desses mentes fechadas, preconceituosos, e aos desinformados, que falam o que não sabem, antes de argumentar, pense no que vai falar.

Paz, amor, igualdade.


















Robert Nesta Marley

" Se todos derem as mãos
, quem sacará as armas ? "


L E G A L I Z E - J Á |/_


2 comentários: